Sempre sou questionado ou me deparo com a pergunta: Qual é a melhor lente tele no sistema Micro Four Thirds (Micro 4/3)?
A minha resposta é sempre a mesma: depende!
A melhor objetiva não pode ser definida simplesmente pelo seu valor, ou então por uma característica tecnológica ou mesmo ótica. Existem objetivas mais caras e mais baratas, com zoom ou fixa, mais nítidas e outras mais versáteis. É a combinação dessas características associado ao tipo de fotografia e resultado que você deseja fazer que vai mensurar qual o modelo lhe atende.
Na foto destaco três modelos de teleobjetivas da marca Olympus, atual OM System, para o sistema de sensor micro 4/3 (#microfourthirds) que equipa câmeras da Olympus, OM System, Panasonic Lumix, DJI e Black Magic Pocket.
Essas são as lentes que utilizo em meu “set”, cada uma para um tipo de uso ou finalidade pois dificilmente encontraremos a objetiva perfeita para todos os tipos de uso.
⭐⭐⭐
Olympus 75-300mm F4-6.7 II ED MSC
É uma lente muito pequena e leve quando se comparado ao universo Full-Frame, sendo equivalente à uma 150-600mm, pois o sistema M43 possui um fator de multiplicação de 2x (crop).
É uma lente bastante honesta pelo seu valor, versátil, o motor de foco não é o mais veloz do seguimento mas também é lento ao ponto de prejudicar fotografias de assuntos em movimento. Entrega uma boa qualidade óptica nas fotos e é ideal para aqueles quem buscam uma super-tele considerando o custo X benefício.
⭐⭐⭐⭐
Olympus 40-150mm F2.8 PRO
Aqui o buraco é mais embaixo, estamos falando de uma tele-objetiva F2.8 com distância focal equivalente em Full-Frame À 80-300mm!
Entrega excelente qualidade de imagem e o F2.8 nas teles é uma delícia de usar, especialmente em situações de pouca luz. Pode ser uma opção para quem fotografa assuntos a média distância.
Por ser PRO ela possui vedação contra intempéries climáticas! Aceita os TC’s de 1,4x e 2x com o custo de degradar sutilmente a imagem.
⭐⭐⭐⭐⭐
Olympus 300mm F4 IS PRO
Aqui estamos falando de um outro mundo: lente fixa (sem zoom)! Pode parecer “mais ou menos” por ser F4, mas lembre-se que ela equivale à uma poderosa e desejada 600mm F4 no sistema Full-Frame!
Menos versátil por não possuir zoom (variação na distância focal), essa objetiva entrega qualidade absurda nos detalhes, foco absolutamente rápido e é a minha queridinha atualmente. No meu set de lentes, sempre tenho uma lente focada em qualidade extrema e outra em versatilidade.
Assim como a 40-150 f2.8, ela também é PRO portanto vem selada contra as intempéries climáticas e aceita os TC’s de 1,4x e 2x sem prejuízo significativo com o TC de 1,4x. Quando utilizada com o TC de 2x uma leve degradação pode ser notada, contudo vale à por na balança a maior aproximação oferecida pelo TC em relação a qualidade (nitidez) máxima da imagem sem o acessório.
Atualmente o sistema oferece modelos para todos os gostos e bolsos, além dos modelos de lente acima, existem diversos outros modelos das marcas Olympus, OM System e Panasonic Lumix, alguns mais simples e outros mais sofisticados, como a “top de linha” Olympus 150-400mm F4.5 IS PRO TC 1,25x, a mais poderosa tele do sistema micro 4/3 que já traz embutido um TC de 1,25x custando na casa dos U$7.000,00.
E finalmente, respondendo a pergunta que motivou essa postagem, a melhor objetiva é sem qualquer sombra de dúvidas aquela que você pode ter e lhe antende!
É isso, bora #fotografar e até a próxima.
Excelente postagem! Entender mais sobre as lentes é fundamental.
Grato pelas dicas e informações compartilhadas.
Excelente postagem! Entender mais sobre as lentes é fundamental. Obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco.